Instrumentos reciclados para fazer em casa

Vamos montar uma banda com instrumentos reciclados em casa? Pois aqui está uma ótima dica de atividade criativa com música. Especialmente para as crianças tem tem talento musical.

A verdade é que grandes gênios da música não precisam de muita coisa para criar arte

Instrumentos reciclados

Não importa se o instrumento é simples ou improvisado, quando há talento e amor pela música o som sai mesmo que seja sobre uma caixinhas de fósforos. Ainda mais quando falamos de crianças, que precisam experimentar e aprender com diversão.

Diversos estudos apontam para a música como alternativa de aprendizado excelente para crianças agitadas e que possuem déficit de atenção ou dificuldade de interação com outras pessoas

Instrumentos reciclados

Nesta postagem trouxemos exemplos de instrumentos lindos que você pode usar para fazer usando materiais simples como lata, garrafas plásticas, canos de pvc, por exemplo.

Instrumentos reciclados

Sem dúvida esta é a coletânea mais completa, pois aqui colocamos instrumentos de corda, percussão e até um vídeo especial ensinando a fazer um instrumento de sopro (ocarina com garrafa pet).

Instrumentos reciclados

Ou seja, todo o material necessário para se montar uma baita banda do lixo ao luxo com direito a bateria, tambores, volas, harpas e até xilofones.

Alguns instrumentos desta postagem sao confeccionados utilizados por profissionais, inclusive.

Violas e outros instrumentos reciclados

Vamos começar com os mais queridos e desejados instrumentos reciclados, as violas ou guitarras. A ideia é super simples, pois basta uma baixa acústica, um braço e uma ou mais cordas para se criar um violão. Como fazer isso? Vamos ver nos lindos exemplos abaixo.

Instrumentos reciclados

Uma corda!!? Isso mesmo, vale lembrar do nosso tradicional berimbau que é uma viola com apenas uma corda tendo a característica da caixa acústica e do braço como dissemos anteriormente.

Instrumentos reciclados
www.kidsquestmuseum.org

Para se fazer um lindo violão com material reciclado é necessário uma caixa que pode ser de papelão, madeira, lata ou garrafa pet, por exemplo. Esta caixa precisa ter um furo pelo qual o som entrará para ecoar mais alto e claro.

Instrumentos reciclados
teachers.egfi-k12.org

Por este motivo as cordas ficam exatamente na altura do furo. As cordas precisam estar esticadas e o que vai definir as notas é o quanto elas estão esticadas ou o comprimento de cada corda.

Instrumentos reciclados

Nos violões tradicionais as cordas são amarradas ao final do braço porém na brincadeira isso n se faz necessário e as cordas podem ser amarradas em volta da caixa para deixar o trabalho mais simples. Logo o braço fica apenas como decoração e para facilitar a pega.

Instrumentos reciclados
cartulina.es
Instrumentos reciclados

Aqui está um passo a passo em imagem que exemplifica a construção de uma vila de papelão. Veja como é realmente simples e não é necessário material extraordinários para se fazer estes instrumentos reciclados.

Instrumentos reciclados

Violão com garrafas pet

Aqui estão alguns exemplos super legais de Instrumentos reciclados feitos com garrafa pet. São muito mais fáceis de confeccionar pelo formato “pronto” e no final ficam parecendo pequenos banjos. Simples e sensacionais, certamente vão fazer muita música ai na sua casa.

Instrumentos reciclados

Com um pouco mais de perícia e cuidado é possível usar nylon como cordas. Isso ajuda na hora de fazer violas mais sonoras e bem acabadas pois não é difícil encontrar nylon com espessuras diversas.

Instrumentos reciclados
elnortedecastilla.es
tiatatimaluquinha.blogspot.com

Você ainda pode convidar as crianças para fazer uma linda pintura em sua viola e deixar ela ainda mais irada como este violão reciclado com pintura de joaninha.

alisblat.blogspot.com.es

Instrumentos reciclados: Harpas

Com 2 pedaços de cano pvc, fios de nylon e uma garrafa PET é cessível criar uma bela harpa, aqui colocamos 3 modelos para você se inspirar e tentar fazer em casa.

www.moshefrumin.com

Repare que a gradação de notas e tons é feita pelo comprimento das cordas, o que dá toda a graça e beleza dos sons emitidos pelo instrumento.

Instrumentos reciclados
Instrumentos reciclados

Tambores e baterias

Se a criançada gosta de percussão, aqui está um conjunto sensacional de baterias, tambores e outros exemplos de instrumentos para batucar bastante na banda reciclada.

Você vai precisar de nu mínimo uma baqueta e um tambor. A baquet pode ser qualquer varinha e o tambor pode ser uma lata, panela, pote plástico e até baldes, por exemplo. A ideia é criar uma acústica para ecorar o toque da baqueta a cada percussão.

Aqui está um lindo exemplo de mini bateria, um instrumento completo ideal para crianças que possam manusear este tipo de metal.

freyavandien.wordpress.com
creativereuse.org

Faça castanholas com tampas e tambores usando bexigas de festa para criar um carnaval em sua casa.

diyinspired.com

Sem dúvida é uma forma de unir o reconhecimento de habilidades aetíticas com o aprendizado ecológico da reciclagem criativa. Portanto é uma brincadeira muito saudável para tirar a criançada do celular para se divertir e aprender.

dicaspraticas.com.br
diyready.com

Instrumentos reciclados: Chocalhos e ganzás

Um instrumento super simples porém com sonoridade agradável e presente em todas as culturas pela simplicidade e praticidade. Os chocalhos eram usados de forma semelhante, tanto pelos índios como pelos portugueses na época em que se viram pela primeira vez ,

artes.umcomo.com.br

Com este instrumento é possível experimentar materiais diversos com suas sonoridades características. De latas, garrafas com sementes ou bolas de gude, o resultado é sempre útil em qualquer banda musical.

Além disso é um dos instrumentos reciclados mais fáceis de fazer pois só precisa de alguns grãos, sementes ou miçangas e um recipiente fechado para gerar o atrito sonoro.

Chocalho com tampinhas de garrafa

Chocalhos também podem ser abertos ou com as ‘bolinhas’ pelo lado de fora. O som é proporcionado pelo atrito entre elas e o resultado é igualmente prazeroso aos ouvidos. Veja os exemplos abaixo que usam tampas de garrafa recicladas furadas ao centro e unidas por cordas ou arames.

mundodemusicas.com
soloinfantil.com

Olha que interessante este chocalho feito com tampinhas metálicas simples. Uma forma criativa é como esta, um arco com arme fixado em uma haste de madeira.

mundodemusicas.com

Veja tambpem este xilofone como um instrumento que tambpem pode ser feito com garrafinhas de plástico. Basta pendurar com níveis de água diferente para ter sons com notas diferentes. Então vela a ena tentar.

Como fazer flauta ocarina com garrafa pet

Para finalizar nossa banda, um instrumento de sopro maravilhoso e super fácil de fazer. Uma ocarina feita apenas com uma garrafa pet. No vídeo mostra o passo a passo para criar este instrumento reciclado.

É isso! Esperamos que tenha gostado das dicas maravilhosas de instrumentos reciclados. Se curtiu. então não esquece de compartilhar e comentar abaixo caso tenha alguma dica. Beijos e bons artesanatos.

Instrumentos reciclados

Veja diversos brinquedos educativos

Brinquedos educativos reciclados

Você também pode curtir estes lindos brinquedos educativos igualmente elaborados com material reciclado. São mais de 10 ideais para você experimentar e divertir bastante a criançada.

Nesta postagem colocamos lindos robôs feitos com garrafa PET de forma muito inusitada e criativa. São lindos brinquedos para todas as idades.

Veja como fazer robôs reciclados passo a passo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*