Home / Artesanato / Como fazer brinquedo com Garrafa PET – Cai não Cai

Como fazer brinquedo com Garrafa PET – Cai não Cai

Como fazer brinquedo com Garrafa PET Educativo

Cai não cai - brinquedo com garrafa pet pronto

Desenvolver a imaginação das crianças e dar a elas diversão é uma verdadeira arte, e isso pode custar menos do que a gente imagina. Por isso, vamos dar uma dica de como você mesmo pode fazer um super divertido com brinquedo com garrafa PET, trazendo também a ideia da reutilização de materiais reciclados de forma educativa.

O jogo mistura atenção e coordenação motora além de educar em relação ao aproveitamento de materiais como as garrafa pet.

O objetivo do jogo é deixar cair o menor número de tampinhas. No Cai-não-cai, cada jogador vai retirando uma vareta, alternando os jogadores, até que não reste mais nenhuma. Ganha aquele que deixar cair menos tampinhas no jogo. O jogo mistura atenção e coordenação motora além de educar em relação ao aproveitamento de materiais como as garrafa pet.

As cores das varetas e tampinhas  podem ter pontos diferentes.

Dica: As cores das varetas e tampinhas  podem ter pontos diferentes. Ex.: Varetas amarelas valem 10 pontos, varetas verdes 5 potos. As tampinhas podem ter pontos negativos. As varetas retiradas e tampinhas derrubadas geram um resultado final que pode definir um vencedor ajudando a criança a desenvolver um raciocínio matemático e a fazer escolhas.

Vamos ao artesanato passo-a-passo

Materiais Necessários para o artesanato:

  • Duas garrafas PET de 2 litros
  • Palitos de churrasco (ou varetas, se você preferir)
  • Tintas guache
  • Várias tampinhas de garrafa PET
  • Um pirógrafo ou outro objeto com ponta que possa ser aquecido
  • Tesoura
  • Estilete

Passo a passo com Garrafa PET

Primeiro passo: Em uma das garrafas PET, corte o bocal, e utilizando outra garrafa corte apenas o fundo, que irá servir como uma espécie de tampa para o brinquedo.
Faça diversos furos na garrafa PET utilizando o pirógrafo ou o objeto que pode ter a ponta aquecida. De preferência, fure em modo horizontal. (Crianças, não façam isso sem ajuda de um adulto, pois correm o risco de se machucar.)

Segundo passo: Utilize a tinta guache para pintar os palitos de churrasco, e deixe que eles sequem bem antes de serem utilizados.
Uma dica é cortar as pontas dos palitos, evitando que as possam crianças se machucar. Você também substituir os palitos por varetas, pois dará o mesmo efeito no brinquedo.

Terceiro passo: Nos furinhos feitos anteriormente no brinquedo com garrafa pet, insira os palitos em diversas direções, até preencher todos os furinhos. Depois coloque algumas tampinhas em cima dentro da garrafa e feche o brinquedo com a tampa que foi feita com a parte de baixo da garrafa PET.

montagem e pintura do brinquedo com garrafa pet

montagem e pintura do brinquedo com garrafa pet

 

Tudo pronto pra começar a usar o brinquedo com garrafa pet? De preferência serão dois jogadores, e o jogo começa com um dos jogador tirando um palito por rodada. Quem deixar cair menos tampinhas é o vencedor.

montagem e pintura do brinquedo com garrafa pet pronto

brinquedo com garrafa pet pronto

 

Esse brinquedo de garrafa pet é muito divertido, pois a criança vai usar sua atenção para não deixar cair as tampinhas, e também vai aproveitar materiais bem simples para criar uma brincadeira divertida.

Viu como é fácil fazer esse brinquedo com garrafa pet? Conte aqui pra gente o que você achou.

Referências: Saiba mais sobre reciclagem Garrafas PET – Artesanato e Passo a Passo

3 comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*